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Os Cinco Desafios das Equipes

Posted on 15 janeiro 2010 by admin

Título: Os Cinco Desafios das Equipes

Autor: Patrick Lencione

Editora: Campus

O livro “Os 5 Desafios das Equipes” conta a fábula de uma CEO, Kathryn Petersen, que assume a equipe executiva da Decision Tec.  O que ela não esperava era o nível de disfunção em que se encontravam seus executivos. Seu desafio era unir uma equipe tão cheia de conflito e vícios, que ameaçava pôr um fim na empresa.

Ao longo do livro, são abordados as cinco disfunções ou desafios que são a base das ameaças das equipes de trabalho. “Nós não estamos funcionando como equipe. Na verdade somos bem disfuncionais”, é a frase dita pela protagonista da nossa história e que resume sua análise a respeito da diretoria da Decision Tec. As cinco disfunções, desenhadas numa pirâmide de cinco níveis, são: (1) “Ausência de confiança” entre os integrantes da equipe. “A confiança é a base do verdadeiro trabalho em equipe”; No topo do triangulo está (2) “falta de atenção aos resultados”. Os resultados devem ser uma conquista da equipe como um todo e não de um indivíduo apenas; acima da base está o (3) “medo do conflito”, que gera uma harmonia artificial, e faz com que as pessoas fiquem frustradas porque engolem tudo e ficarem remoendo; (4) “falta de comprometimento” é a próxima disfunção, que é o resultado das pessoas não externarem suas opiniões e de não se sentirem ouvidas. Isso faz com que simplesmente elas não embarquem na visão; o quinto desafio ou disfunção é (5) “evitar responsabilidade”, para evitar o desconforto interpessoal porque não quer passar pelo desgaste de chamar colegas à responsabilidade.

Lencioni dedica uma parte do livro para falar sobre “compreender e superar as cinco disfunções”, como se segue: (1) Para “ausência de confiança”, os colegas precisam se sentir à vontade para se mostrar vulneráveis diante dos outros. Cada membro da equipe deve se tornar vulnerável diante dos outros; (2) para superar a disfunção “medo do conflito”, o autor sugere que identifiquemos o que é um conflito ideológico produtivo das brigas destrutivas e políticas interpessoais. As equipes que se envolvem em conflito produtivo sabem que o único meio é encontrar a melhor solução possível no menor período de tempo; (3) Para a terceira disfunção, “falta de comprometimento”, devem ser resolvidas as duas maiores causas dessa disfunção, que são o desejo do consenso e a necessidade da certeza. Ainda que não exista consenso total, as pessoas só precisam saber que suas opiniões foram ouvidas e consideradas. Grandes equipes se unem em torno de decisões claras; (4) para vencer “evitar a responsabilidade”, os membros da equipe devem demonstrar respeito mútuo e alimentarem uma expectativa quanto ao desempenho de cada um. Calar-se deteriora a equipe, surtindo exatamente o efeito que se queria evitar; (5) para a “falta de atenção aos resultados”, a equipe deve concentrar-se em resultados, em status da equipe e individual. Muitas equipes não têm foco nos resultados.

O livro é um brilhante manual para equipes executivas. Qualquer equipe está sujeita a embates e conflitos uma vez que cada integrante tem seus vícios, experiências pessoais, ideologias e aspirações. O líder deve trabalhar num ponto de convergência levando em conta universos tão diferentes, além de catalisar os potenciais apresentados em cada integrante da equipe. O trabalho que a protagonista Kathryn Petersen desenvolve é no mínimo perturbador quando confrontado com as atitudes que temos desenvolvido em nosso dia a dia. Uma boa equipe precisa de um líder corajoso, que saiba se posicionar com firmeza diante de seus integrantes, fazendo-os enxergar suas deficiências e indicando-lhe os melhores caminhos para superá-las. O líder, conforme mostrado no livro comentado, deve ser incisivo, firme, transparente e disposto a investir na equipe de trabalho como prioridade. O desempenho na forma de resultado financeiro é uma conseqüência do comportamento da equipe.

1 Comments For This Post

  1. karina Says:

    FANTASTIC

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