Categorized | Resenhas, Sem categoria

O REINO DE DEUS E AS UNIDADES BÁSICAS DO CORPO DE CRISTO

Posted on 29 dezembro 2009 by admin

O tema sobre o Reino de Deus é muito vasto e profundo. Neste capítulo o autor introduz o tema e coloca as unidades básicas do corpo de Cristo como agências propagadoras e manifestadoras desse Reino. É importante que compreendamos os paralelos dos termos “igreja” e “Reino”, pois a concepção dos mesmos tem sido equivocada e erroneamente aplicada em nossos dias.

O termo reino no grego é Basileia, que significa “reino” ou “governo”. O Reino de Deus não pode ser pensado como uma comarca geográfica, mas como um algo sobrenatural que ignora os limites geográficos (Salmo 103.19). A Trindade criou todas as coisas para manifestar seus atributos invisíveis por meio daquilo que foi formado (Salmo 145.10-13). Conclui, então, o autor: “o Reino de Deus é então o seu governo, seu reinado, sobre tudo o que ele criou”.

O Reino de Deus é o tema da pregação de Jesus, o qual também o demonstrou por meio de milagres. Jesus transferiu aos discípulos a missão de propagar o Reino por meio de palavras e atos sobrenaturais. “O anúncio deles de ser acompanhado por curas dos doentes e ressurreição dos mortos – sinais da presença do Reino”: “Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: O Reino de Deus está próximo de vocês” (Lucas 10.9).

Hoje, as unidades básicas do corpo de Cristo devem manifestar a presença e o poder do Reino de Deus (Basileia). O Reino está presente individualmente em cada “chamado para fora” e formalmente em cada unidade básica. Neighbour não perde a oportunidade para alfinetar o atual sistema eclesiástico ao qual chama de “igrejismo”, e diz: “O Reino pode ser estudado, pode ser avaliado e pode ser transformado num ídolo que é adorado com dízimos e ofertas. Mas nunca é autêntico se não se não for a força vital que é evidenciada pela presença e poder de Cristo”.

Ao abordar a função das unidades básicas, Neighbour não deixa saída. Ele diz que “obrigatoriamente”, cada unidade básica deve manifestar os sinais e maravilhas da vida do Reino. O poder e influência do Espírito Santo ungindo as unidades básicas faz com que estas causem grande impacto sobre as vidas dos cativos.

Neighbour chama a atenção da igreja para a oração.

“Pode-se verificar um elo direto entre a falta de poder e a falta de oração”.

E ainda diz: “O foco da oração autêntica precisa caracterizar o surgimento das unidades básicas do corpo de Cristo em todo o mundo”. Dá, então, o exemplo da igreja subterrânea na China e a igreja coreana que crescem vertiginosamente em virtude da sua vida de oração.

É impressionante a ênfase ao sobrenatural como uma espécie de selo do Reino que o autor faz nesse capítulo. O aspecto sobrenatural nas unidades básicas dispensa a aparência religiosa que muitas vezes damos a fim de atrair os perdidos.

“Os homens não podem construir o Reino. Ele é um milagre. Ele é um ato de Deus. Ele é sobrenatural. É o Reino de Deus!”

Citando Ladd, o autor diz que o Reino se expressa em diferentes estágios por meio da história redentora e que podemos experimentar esse reino nas suas diferentes etapas.

“No estágio presente, o Reino está em nós. No estágio futuro, todos os outros reinos serão abolidos e Cristo somente governará sobre toda a terra (…)” (Ladd).

Após vasta abordagem sobre as características do Reino de Deus, Neighbour menciona o que eu reconheço como o aspecto escatológico das unidades básicas uma vez que existe um propósito futuro para as mesmas:

“Assim como um exército é treinado para saber como viver e operar caso ecloda uma guerra, assim Cristo está preparando as unidades básicas do seu corpo para os eventos futuros quando ele estabelecer o Reino de Deus e governar sobre ele. Assim como um presidente de um país aponta os juízes e chefes do seu governo, assim Cristo preencherá as posições globais necessárias para administrar o seu reino.”

É isso aí!

Marcos Arrais

1 Comments For This Post

  1. Guilherme Says:

    Uma sugestão buscando edificar a vida de todos:
    – Acessem o site http://www.goep.com.br
    – Cliquem em “Estudos”
    – Imprimam a apostila “A Unidade do Corpo de Cristo”
    – Assistam e acompanhem pela apostila os 6 vídeos do estudo.

    Que Deus abençoe a todos vocês.

    Paz.

Leave a Reply

Advertise Here
Advertise Here