Categorized | Estudos Bíblicos

Liderança de Sucesso

Posted on 08 abril 2012 by admin

“E percorria Jesus todas as cidades e povoados… vendo ele multidões, compadeceu-se deles… E então se dirigiu a seus discípulos: A Seara na verdade é grande mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois ao Senhor da Seara… E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. Jesus enviou estes doze, e lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai”. (Mateus 9: 35 a 10:

Para se estender o reino de Deus a outras localidades ou regiões geográficas é fundamental: o envio de obreiros. Estas palavras de Jesus nos indicaram 4 coisas:

– A necessidade espiritual dos homens em todas as partes é muito grande.
– As necessidades superam as possibilidades “os obreiros são poucos”
– Os obreiros devem ser enviados pôr Deus.
– Nossa responsabilidade é rogar ao Senhor que envie obreiros para a seara.

Na passagem, paralela a Mateus 9: 35; 10: 03, lemos:

Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos. (Lucas 6: 12 e 13)

Diante de tal necessidade, Jesus passou a noite orando ao Senhor da seara. É fácil imaginar qual era sua carga perante o pai naquela noite. Lembrava-se das cidades, dos povoados, das famílias, dos doentes, dos endemoniados, dos pecados, das inúmeras necessidades das multidões por todas as partes, e rogava (ou pedia) por Obreiros, Obreiros, Obreiros e Obreiros.

Na manhã seguinte voltou com o seguinte:

1. Escolher doze homens

2. Decidir-se por três anos intensivamente para formá-los e aparelhá-los e logo após,

3. Enviá-los;

É impossível pensarem crescimento e multiplicação sem o surgimento de novos obreiros. Há obreiros em nossas igrejas que já estão formados. O Senhor da seara chamará outros para que sejam enviados a diferentes cidades e países, mas antes de serem enviados precisam ser preparados, formados, capacitados e aperfeiçoados.

Cada um de nós tem a capacidade e o potencial para nos desenvolver como líderes, esse foi o desenho que Deus usou ao nos criar! Desde o principio, no plano de Deus é que o homem seja senhor e líder sobre a criação, mas muitos morrem sem saber ou desenvolver o potencial que tem dentro de si. Há muitas razões para que isso ocorra, mas uma das principais, é o meio ambiente que este homem vive.

Para vencer todas essas circunstâncias que querem nos impedir de viver os sonhos de Deus, devemos implantar em nossas vidas valores fundamentais do Reino, e assim estaremos em submissão a Deus e resistência ao diabo (Tiago 4: 7). Esses valores são qualidades que todo líder precisa em seu dia a dia de vida:

1. DISCIPLINA: Disciplina é a palavra grega “enkrateia”, que significa ter controle e domínio sobre si mesmo.

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado. (1 Coríntios 9:24-27)

2. PROPÓSITO: Propósito significa a intenção original porque algo foi criado. Deus nos criou para algo, dentro de toda grandeza da criação, temos nosso papel e devemos conhece-lo.

Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR. E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares. (Jeremias 1: 4-10)

3. INTEGRIDADE: É a habilidade de permanecer o mesmo em publico ou privado, é permanecer no controle mesmo quando debaixo de grande pressão. Uma pessoa integra tem o seguinte pensamento:Eu sou o que sou, não importa o lugar, a circunstância em que me encontro, nem tampouco a pessoa que me acompanha. Também é alguém que tem um caráter irrepreensível, com motivações puras.

Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto. (Provérbios 10:9)

4. VISÃO: É a revelação do plano e proposito de Deus para um homem. A visão deve nascer da intimidade com Deus.

Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado. (Provérbios 29:18)

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. (Oséias 4:6)

5. BONS RELACIONAMENTOS: A palavra de Deus nos ensina que todo ser humano é nosso próximo e por isso devemos amá-los. Isso é um mandamento de Deus não importa a raça, o nível social, intelectual, etc. Tudo o que fazemos receberemos de volta, se somos amigos, teremos amigos, se somos amorosos receberemos amor, etc…

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. (Mateus 7:12)

6. FOME DE DEUS: Toda boa dadiva, todo dom perfeito vem do Senhor (Tiago 1: 17), os grandes líderes sabem que Jesus é a fonte da vida, por isso tem intensa: VIDA DE ORAÇÃO, MEDITAÇÃO DA PALAVRA E JEJUM.

Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz. (Salmos 36:9)

Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus e Pai, e de Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. (Colossenses 2:2-3)

7. OUSADIA: Uma das qualidades importante de um líder é a ousadia, a audácia, a intrepidez para lutar contra os problemas e as circunstâncias adversas. O oposto a ousadia é o medo.

Com lisonjas corromperá aqueles que tiverem violado a aliança, mas o povo que conhece o seu Deus resistirá com firmeza. (Daniel 11:32)

8. HUMILDADE: É muito importante entender o que é humildade. A palavra humildade vem da raiz “húmus”, que significa terra, é de onde deriva a palavra humano. Podemos entender que humildade é a capacidade de entender que somos simplesmente HUMANOS, e que tudo o que somos e temos provem de Deus. Em outras palavras, não podemos nada sozinhos, precisamos de Deus para tudo.

E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! (Filipenses 2:8)

9. DECIDIDO: Muitos acabam sendo pessoas de duplo animo, é necessário ter convicções acerca de seus valores e princípios, é necessário ser alguém que sabe o que quer, para onde está indo. Quando um bom líder cristão percebe ou descobre qual é vontade de Deus, ele toma decisões claras e a tempo de honrar ao Senhor.

O Senhor dos Exércitos jurou: “Certamente, como planejei, assim acontecerá, e, como pensei, assim será. (Isaías 14:24)

Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai”. (João 10:17-18)

10. FIEL/ LEAL: Temos que ser Fieis e leais ao mesmo tempo. Ser fiel é a habilidade de fazer um trabalho de continuo, sem desistir ou desanimar. Leal é a capacidade de não trair alguém, pelo contrário, manter sempre o compromisso. Uma pessoa FIEL está comprometida com o que deram para ela fazer, e uma pessoa LEAL está comprometida com a pessoa que lhe deu o trabalho.

Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel. (I Coríntios 4:2) E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. (Mateus 25: 21)

E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. E eu vos destino o reino, como meu Pai mo destinou, (Lucas 22: 28 e 29)

Ministrado por: Ap. Paulo Tércio

MAIS ESTUDOS…

Leave a Reply

Advertise Here
Advertise Here