Categorized | Resenhas

Caindo Com Estilo

Posted on 17 maio 2010 by admin

Esse é um capítulo dedicado ao fracasso. Neil encoraja seus leitores a superarem os fracassos e diz que podemos aprender mais com eles do que com o sucesso. A diferença está em “cair com estilo”, frase conhecida no filme Toy Story, produzido pela Pixar, onde o cawboy Wood, frente à corajem de Buzz ao simular um voo heroico, que na verdade foi uma queda heroica, afirma: “Isto não é aterrissar; isto é… cair com estilo!”. Neil cita a frase de Henry, Ford que disse:

“Fracasso é a oportunidade de ter mais inteligência quando começar de novo”.

“Nossas melhores lições vêm quando batemos no chão enquanto tentamos voar”, afirma o autor, e ainda reforça a tese assegurando que “pessoas envolvidas em histórias de sucesso são pessoas reais com suas próprias fraquezas”. Muitas vezes, um prognóstico de fracasso pode tornar-se numa maneira de superarmos as nossas fraquezas e desenvolvermos o ministério com sucesso.

Após relatar várias experiências de fracassos que redundaram em grandes dividendos de aprendizagem (vale a pena conferir no livro. Acredito que todos nos identificamos com alguma história), Neil dá alguns sugestões: “ouça a voz de Deus e obedeça a sua ordem. Crie um ambiente que permita falhas e restaure as pessoas facilmente. Não invista em potencial, mas no que é provado. Você pode aprender com o erro dos outros, mas acho que é sábio que aprenda também com os próprios erros”.

Em seguida, o autor relata o que faria de diferente se começasse tudo novamente:

  • Primeiro, começaria pela colheita e de forma modesta. Nesse ponto o autor sustenta que começar com uma grande equipe de cristãos já salvos, pensando que essa escolha acelera o processo, é um engano, “na verdade”, afirma Neil, “tem o efeito contrário”. É melhor começar com uma equipe de dois que sejam as pessoas certas para fazer o melhor trabalho.
  • Segundo, permitiria que Deus construísse em torno de outras pessoas. “Não comece pela sua própria casa; encontre uma pessoa de paz e comece na casa dela”! Sugere então a leitura de Mateus 10 e Lucas 10.
  • Terceiro, daria poder a outros desde o início. Dar mais liberdade para que os novos convertidos, em seu entusiasmo de uma nova vida, conduzam as coisas, e não a nossa “inteligência e persuasão”.
  • Quarto, deixaria as Escrituras, e não as minhas pressuposições, liderarem. Quando deixamos isso acontecer, não serão as nossas próprias experiências ou tradições que conduzirão as coisas.
  • Quinto, repensaria a liderança. Não devemos estabelecer um “teto” de maturidade para que as pessoas atinjam o grau de liderança porque vida cristã é um processo, em vez disso, devemos liberá-las imediatamente e caminhar com elas durante o processo. Neil afirma que em vez de ficarmos recrutando líderes, o que já está esgotado, devemos investir na plantação de novos. Destaco na íntegra seu pensamento sobre esse assunto:

“Qualquer sistema de desenvolvimento de liderança que não começa com o perdido está começando no lugar errado”.

  • Sexto, criaria obediência imediata ao batismo. Neil defende que o batismo deve ser realizado imediatamente após a evangelização e por quem ganhou a pessoa. Ele diz que “batizar” faz parte da ordem da Grande Comissão e seria tolo permitirmos o nosso povo cumpri-lo só pela metade.
  • Sétimo e último, deixaria de lado as minhas preocupações de dono. Não devemos nos preocupar se a plantação da “nossa” igreja vai dar certo ou não. “Em primeiro lugar, ela não é sua”, assegura. Quando mantemos essa consciência, não nos preocuparemos com a “nossa” reputação, caso contrário “estaremos propensos a assumir o comando” e isso é um grande erro. Aqui vai o conselho do autor:

“Deixe Jesus ter a glória e colocar a reputação dele em jogo; ele pode tomar conta de si mesmo sem a sua ajuda”.

Para Neil, portanto, “voar” ou cair “com estilo” são válidos, só precisamos vencer a inatividade com atitude fé e levantar bem alto, anunciando sem medo: “para o infinito e além!”. E então, é só pular!

Para adquirir esse livro, CLIQUE AQUI

Leave a Reply

Advertise Here
Advertise Here